top of page

Saiba sobre a minha atuação e como a escuta pode te ajudar

A psicanálise é uma teoria e prática clínica desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX. Enquanto método terapêutico, busca os conteúdos inconscientes  e compreender os processos mentais e emocionais que influenciam o comportamento humano, a partir dos mesmos.

A psicoterapia de orientação psicanalítica utiliza a técnica da associação livre, isto é: o paciente é  convidado a falar livremente sobre qualquer assunto que lhe venha à mente. A partir dessa fala, o paciente entra em contato com conteúdos que fogem à sua  compressão, mas que, no entanto, influenciam a sua forma de agir, pensar e sentir diante do mundo e de suas relações. Ao psicólogo cabe o apontamento do conteúdo trazido à tona, a fim de que possa ser ressignificado pelo paciente.

As sessões são individuais, no formato presencial (no consultório do psicólogo) ou online/remoto, através de um aplicativo de  videoconferência (Whatsapp, Google Meet, Skype), via celular/smartphone e/ou computador. O tempo da sessão é variável e a duração do tratamento é indeterminada, a depender da  singularidade da situação vivenciada pelo paciente.

Ao longo de um processo psicoterápico, o psicólogo também atuará junto ao paciente, na direção de que ele possa desenvolver um senso de segurança e confiança no processo psicoterápico, a fim de que este possa falar de si sem censuras ou julgamentos. As questões e conteúdos comunicados ao psicólogo são acolhidas e mantidas de forma sigilosa, resguardadas pela dimensão da ética profissional.

bottom of page